A Petrobahia foi destaque na mais recente edição da revista “Combustíveis & Conveniência”, publicação oficial da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). Em reportagem de capa, a empresa baiana é citada como referência de distribuidora regional que vem conquistando espaço no cenário nacional graças à proximidade com os revendedores, às soluções personalizadas e à oferta de preços mais competitivos.
Responsável por 19 postos da Petrobahia, o revendedor José Alcides destacou os principais atributos da distribuidora baiana. Com experiência com distribuidoras nacionais, o empresário afirmou que a Petrobahia oferece autonomia para negociar, mantém diálogo direto com seus parceiros e se diferencia pela agilidade na resolução de demandas, mantendo vínculo baseado na confiança e não apenas em condições comerciais.
“Conseguimos falar com o gerente, diretor e até o presidente da empresa. Tudo o que combinaram eles cumpriram, o que não acontece com as outras marcas”, disse Alcides à publicação, distribuída nacionalmente pela Fecombustíveis. Além de reconhecer que a Petrobahia é menos burocrática e mais confiável, ele também pontuou sobre empatia e respeito aos parceiros: “Quando a Acelen sobe os preços da gasolina e do diesel, a Petrobahia repassa o reajuste só no dia seguinte, mas as grandes distribuidoras aumentam no mesmo dia”, comparou.
“A chave para oferecermos soluções em energia de forma tão eficiente e rápida está no bom relacionamento com nossos parceiros. Fazemos questão de manter uma escuta qualificada dos revendedores, o que nos permite apresentar respostas personalizadas”, pontuou a Supervisora de Marketing da Petrobahia, Andreia Lucas. “Para nós, é motivo de muito orgulho ter o reconhecimento e a confiança dos nossos parceiros”, completou.
A reportagem destacou números que mostram o crescimento nacional da Petrobahia. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a distribuidora baiana cresceu 25% em sua participação na distribuição de gasolina, saltando de 1,48% para 1,85% entre 2023 e 2024. Esse avanço posicionou a empresa na 6ª colocação do ranking nacional, consolidando seu protagonismo entre as distribuidoras regionais mais relevantes do país.
Por outro lado, a líder do mercado obteve 20,90% de participação nos postos brasileiros em 2024, ante 22,81% em 2023. A reportagem reforça uma tendência: enquanto as grandes distribuidoras nacionais têm queda, empresas regionais como a Petrobahia avançam com solidez, impulsionadas por um modelo de gestão mais próximo, alinhado às necessidades reais dos revendedores. O cenário aponta para uma mudança de cultura do mercado, onde o vínculo de confiança e a capacidade de adaptação ganham cada vez mais valor, abrindo espaço para distribuidoras como a Petrobahia assumirem o protagonismo nesta nova fase do setor de combustíveis.