Prova reuniu mais de 12 mil atletas, movimentou economia, reforçou sustentabilidade e contou com presenças marcantes, como o do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima
A Maratona Salvador 2025 se consolidou como uma das maiores competições de corrida de rua do Brasil, reunindo mais de 12 mil atletas nacionais e internacionais em dois dias de provas, na orla da capital baiana, na Boca do Rio. Patrocinadora do evento, a Petrobahia reforçou seu compromisso com o desenvolvimento esportivo da Bahia ao apoiar a prova, que é certificada pela World Athletics.
O impacto do evento foi expressivo. além de fomentar o esporte, a maratona movimentou cerca de R$ 10 milhões na economia local e atraiu milhares de turistas, vindos de diversos estados brasileiros e de países como Alemanha, Antilhas Holandesas, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Quênia e Uganda.
No sábado (20), a Arena Canto da Cidade ficou tomada por corredores das provas de 5 km e 10 km. O sergipano Bruno Santos do Nascimento venceu os 10 km masculinos (30min58s), enquanto a soteropolitana Karen Santana Barreto conquistou o ouro nos 10 km femininos (38min01s). Nos 5 km, os campeões foram Herberty da Silva Almeida (14min23s) e Raimunda Jesus dos Santos Lima (17min39s).
Um momento especial foi a participação de Vanderlei Cordeiro de Lima, lenda do atletismo brasileiro, que correu os 10 km como incentivo aos atletas e compartilhou sua história de superação.
Já no domingo (21), a elite do atletismo tomou conta das ruas de Salvador. O pernambucano Justino Pedro da Silva conquistou o bicampeonato na maratona (42 km), com o tempo de 2h22min33s. Entre as mulheres, a vitória foi da carioca Rejane Ester Bispo da Silva, que completou a prova em 2h51min18s. Na meia-maratona (21 km), destaque para o queniano Wilson Mutua Maina, campeão com 1h05min34s, e para a baiana Jeane Barreto dos Santos, que venceu com 1h17min03s.
Sustentabilidade e impacto social
A edição deste ano da maratona teve um forte compromisso ambiental. Em parceria com a Compostar, foram instaladas zonas de descarte ao longo do percurso, coleta seletiva na largada e chegada e triagem de resíduos feita pela cooperativa Cooperguary, fortalecendo a economia circular. O estande da Compostar, apoiado pela Petrobahia, promoveu oficinas de reciclagem, brinquedos de reuso, atividades educativas e exposição sobre impacto ambiental.
Para Joana Kalid, diretora da Compostar, foi uma honra realizar a gestão dos resíduos recicláveis e orgânicos da Maratona Salvador 2025. “Foram dois dias de muito esporte e celebração, em que estivemos presentes garantindo a sustentabilidade por meio da coleta seletiva, da educação ambiental e da inclusão dos catadores, o que foi um verdadeiro diferencial desta edição. Agradecemos à organização da Maratona Salvador, representada pela MP3, e à Petrobahia, por acreditarem neste projeto. Em 2026, seguimos juntos com o compromisso de fazer ainda mais pela nossa cidade e pelo planeta”.
A supervisora de marketing e comunicação da Petrobahia, Andreia Lucas, esteve presente no evento e destacou a qualidade da experiência entregue aos atletas e ao público. “Foi impressionante ver a estrutura, a animação e o trabalho de excelência realizados pela organização e pela Compostar. A prova com certeza entrou no hall das grandes maratonas do Brasil”, afirmou.
Além de apoiar grandes eventos esportivos, a Petrobahia patrocina atletas de destaque, como Carol Sousa (kickboxing), Rafael Martins e Juliana Duque (vela), Bruno Jacob (motosurf), Diego Albuquerque (natação), Lisa e Sabrina Tosto (hipismo), Igor Nogueira (jiu-jitsu) e, mais recentemente, o piloto de kart Bruno Borba.